29/11/08

Ainda não sei porque é que culpam a televisão

Os entendidos na matéria (entenda-se: psicólogos e pais que se julgam donos da sabedoria) continuam a afirmar que o aumento da violência perpetuado por crianças se deve á forma indiscriminada como a televisão dá conhecimento da realidade, e é claro, a violência nos desenhos animados.

Ora bem, segundo me lembro, já no “nosso tempo” havia telejornal. Eu lembro-me de ser uma miúda e ver aquelas bombas a cair no Kwait como pano de fundo aos comentários do José Rodrigues dos Santos (não sei se era no Kwait, mas era uma estúpida de uma guerra qualquer).
É verdade, o nosso telejornal de hoje é muito mais sensacionalista, temos notícias muito mais emocionantes, como aquela da Dona Albertina que o filho tocou guitarra para a sua galinha e a bichinha conseguiu milagrosamente por 5 ovos em vez dos 3 habituais.
Mas a violência sempre esteve lá. Sempre houve atentados, catástrofes, mortos e feridos. Hoje em dia estamos é muito mais facilmente informados sobre o que se passa no mundo graças á globalização e á evolução das tecnologias de comunicação. Apenas isso!

Em relação á violência nos desenhos animados????
Poupem-me!!!
Sempre vi o Bip Bip dar com bigornas nos cornos do Coiote e o Jerry dar com martelos, tábuas, ratoeiras, frigorificos e bolas de canhão no focinho do Tom. Há inclusive dezenas de episódios do Tom & Jerry em que entram facas, espadas, pistolas, fogo de artifício, bombas e machados e nunca ouvi falar de nenhum psicólogo que tenha criticado estes desenhos animados e a violência a que as crianças estão sujeitas ao visioná-los (talvez porque estes mesmos senhores fartavam-se de rir até doer a barriga quando viam estes bonecos quando eram putos).

Para finalizar, não vão mais longe: Umas das primeiras canções que ensinam aos miúdos nas cresces é o “Atirei o Pau ao Gato”:

Atirei o Pau ao Gato,
Mas o Gato não moreu,
Dona Chica assustou-se,
Com o berro que o Gato deu.

Ora bem... Depois não querem que circule na Net vídeos de um puto desequilibrado que se diverte a atirar gatos do cimo do Castelo, a 100 metros de altura, para vê-los estatelarem-se no chão. Pois... Não o ensinassem a atirar paus aos gatos que esta ideia de atirar gatos do Castelo provavelmente não lhe tinha surgido.